Grupo Vanguarda realiza campanha interna de doação de sangue

Junho é marcado como o mês de Conscientização para Doação de Sangue. No Piauí, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) é o responsável pela coleta e distribuição de sangue e derivados para todos os hospitais da rede pública e privada do Estado.

Para contribuir com o trabalho do Hemopi, o Grupo Vanguarda realizou sua primeira ação solidária de doação de sangue. Entre os dois 21 e 24 de junho, a empresa disponibilizou transporte e acompanhamento da equipe de Saúde e Bem-estar, para que os colaboradores do grupo pudessem dar sua contribuição à campanha.

No total, 82 colaboradores se inscreveram para a ação. A trainee Janaiane Pereira é uma delas. A jovem já é cadastrada no Hemopi como doadora de sangue, e já pode contribuir com o hemocentro outras cinco vezes. “Resolvi participar da campanha porque vi que a empresa está empenhada em ajudar. Quando doamos, na verdade, não estamos dando estamos recebendo. O doamos é tão pouco, mas para quem recebe se torna algo muito grande. Fico emocionada, porque sei que do outro lado tem uma pessoa necessitada, alguém que nem conheço, mas que vai levar um pouquinho do mim com ela” explicou a colaboradora.

Janaiane Pereira é trainee no Grupo Vanguarda

Quem também já é doador de carteirinha é o colaborador Leandro Vidal, que atua no setor de Prevenção e Perdas, do Carvalho Super do Alto da Ressurreição. “Comecei a doar sangue quando servi ao Exército. O quartel é um lugar muito buscado por famílias que estão precisando de doadores, e os nossos comandantes sempre foram sensíveis a essa demanda. Tem muita gente precisando, e com a pandemia o número de doadores está reduzido”, afirmou o colaborador.

Até quem nunca tinha doado sangue resolveu participar. É o caso de Thales, que trabalha no setor fiscal, na administração do Grupo Vanguarda. “Para nós que fazemos parte do Grupo Vanguarda é uma satisfação participar. Sabemos que estamos ajudando várias pessoas. Eu já tive um amigo que precisou de doação, e apareceram pessoas para ajudar. Agora vou dar a minha colaboração. Também quero aproveitar a ida ao Hemopi para me cadastrar como doador de medula óssea, e quem sabe ajudar mais pessoas no futuro”, finalizou.

Thalles é colaborador do setor fiscal do Grupo Vanguarda

A campanha interna de doação de sangue foi organizada pelo serviço de Saúde e Bem-Estar do Grupo Vanguarda, coordenado pela assistente social, Patrícia Érica. Segundo Patrícia, a equipe teve a ideia de fazer uma ação mais efetiva durante o Junho Vermelho. “Todos os meses promovemos campanhas internas nas empresas do grupo. Esse ano, em virtude da pandemia sabemos que o Hemopi está precisando de mais doações, então definimos que faríamos mais do que somente conscientizar nosso colaborador. E resolvemos disponibilizar toda a infraestrutura necessária para que o colaborador pudesse ir e vir em segurança”, afirmou Patrícia.

Para garantir a segurança dos colaboradores, o Grupo Vanguarda disponibilizou no Centro de Saúde um cadastro para doadores, que receberam informações sobre o processo. A empresa disponibilizou ainda uma Van para levar e trazer os funcionários durante todos os dias de campanha. A equipe de assistência social acompanhou todos os grupos de colaboradores que foram levados até o Hemopi.

“É gratificante vê-los saindo daquela sala felizes, com a certeza de que salvaram vidas”, finalizou Patrícia.